quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Inclusão de surdos e mudos




O plano teórico – ideológico da escola inclusiva requer a superação dos obstáculos impostos pelas imitações do sistema regular de ensino. Seu ideário defronta-se com dificuldades operacionais e pragmáticas reais e presentes, como recursos humanos, pedagógicos e físicos ainda não contemplado nesse Brasil afora mesmo nos grandes centros.
Essas condições a serem plenamente conquistadas em futuro remoto, supõem-se, são exeqüíveis na atualidade, em condições restritamente especificas de programas – modelos ou experimentais.

O que se afigura de maneira mais expressiva ao se pensar na viabilidade do modelo de escola para todo o país no momento, é a situação dos recursos humanos, especificamente dos professores das classes regulares que precisam ser efetivamente capacitados para transformar sua pratica educativa. A formação e a capacitação docente impõem-se como meta principal a ser alcançada na concretização do sistema educacional que inclua a todos, verdadeiramente.


È indispensável à dificuldade de efetuar mudanças, ainda mais quando implicam em novos desafios e inquestionáveis demandas socioculturais. O que se pretende, numa fase de transição onde os avanços são inquietamente almejados, é o enfrentamento desses desafios mantendo-se a continuidade entre as práticas passadas e os presentes, vislumbrando o porvir; é procurar manter o equilíbrio cuidadoso entre o que existe e as mudanças que se propõe.


A inclusão de surdos e mudos requer uma proposta de mudanças de paradigmas educacionais, para que todos tenham o direito ao acesso a uma educação de qualidade, mas também na maneira de pensar e agir de todos envolvidos nessas mudanças, para uma educação inclusiva, dando uma redefinição do papel social da escola, através da utilização de novas concepções educacionais, com a finalidade principal de focalizar a importância, de se lutar e inserir uma educação inclusiva para uma clientela diferenciada por suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais, acreditando na força e na responsabilidade da escola para formação de valores, na ótica de uma educação socialmente inclusiva, numa visão na qual o direito a igualdade as diferenças, inerentes a qualquer um de nós, seres humanos.


Assim, para nós educadores que participamos deste encontro, a educação é, sim, um instrumento para construção de uma prática social, onde podemos reconhecer em cada ser, talentos próprios a serem desenvolvidos.

Poema sobre surdos e mudos

Um comentário:

Lucy Mary e Ana Lucia disse...

Lili;
Foi muito legal a sua abordagem sobre a inclusão dos surdos na sociedade em todos os aspectos. Sei da sua dedicação para com eles, então continue fazendo parte dess pequeno mas seleto grupo que busca uma real inclusão.
Beijos.
Lucy e Ana Nonato.