Na sociedade contemporânea somos bombardeados o tempo todo por muitas informações, por conta disso, a criança ao chegar à escola a priori, já possui um conhecimento de mundo, o qual deve ser respeitado e considerado pelo professor, isto é, sua prática pedagógica deverá partir do conhecimento da criança de modo que este seja ampliado por meio da aprendizagem da escrita e da leitura formal, fazendo com que adentre ao mundo letrado.
Então para aquisição da leitura e da escrita, é importante observar o tempo para trabalhar-se de forma significativa a leitura e a escrita na sala de aula, isto é, de modo significativo e com fruição. Assim, não pode ser cópia, já que a leitura e a escrita não estão restritos ao ambiente escolar, cabendo desse modo, o uso de textos de diferentes tipologias.
Um outro aspecto importante a ser abordado é a aquisição ou revitalização de bibliotecas nas escolas e a necessidade da biblioteca constar no projeto pedagógico da escola. Isto é, a criação de bibliotecas nas unidades onde elas não existam (até mesmo em uma caixa de papelão), ou fazer com que as que estão desativadas possam ser novamente utilizados.
Se observarmos o relato de experiências de pessoas comuns e também de ícones da nossa educação acerca do papel da biblioteca na vida do educando. Veremos a sua importância e o quanto estamos longe de tê-la como real em nossas escolas. Com esses relatos lidos lembrei-me de como gostava de freqüentar a biblioteca nos tempos de infância e adolescência, também a biblioteca da minha cidade era tão linda e organizada que todos queriam ir até lá. Neste ponto, nossa escola deixa a desejar, visto que o espaço físico não dá para fazer uma biblioteca ideal. Também não temos muitos livros em LIBRAS, o que seria o máximo!
Outro fator importante no processo de letramento é o uso constante do dicionário, confesso que com o aluno surdo é mais complicado de fazê-lo, pois para eles, melhor seria o dicionário trilìngue de Capoville, que nossa escola até tem, mas em número ainda insuficiente. Desse modo poderão ampliar o vocabulário. Realmente, o dicionário é um forte aliado nas atividades de leitura e também de escrita, ele é uma espécie de registro histórico da língua.Meu desejo é que apesar do dicionário trilingue ser grande e caro, que meus alunos tenham um em suas casas, isto é, que o governo distribua dicionário entre os surdos assim como o fez com os alunos ouvintes. Inclusive nossos alunos receberam dicionários em língua de sinais em CD, mas infelizmente só uns poucos é que possuem computadores em casa, ficando assim inviável o uso dos mesmos em suas residências.
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